quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Caravana dos Sonhos

Vou contar para vocês uma história: Era uma vez um homem que tinha sonhos muito loucos, aliás como todo bom inventor. Um dia ele juntou algumas peças que estavam na garagem e criou uma geringonça que poderia misturar rádio, tv, telefone e fazer coisas muito rápidas.Quem sabe até mesmo pensar?...
O invento deste homem foi sofrendo inúmeras modificações e melhorava a cada dia . Tudo isso aconteceu rapidamente, em algumas décadas, o mesmo tempo que levou para os homens destruírem boa parte da natureza. Enquanto o invento do qual falávamos se multiplicava e ganhava novas versões, a natureza ia sofrendo e sofrendo até que revoltada e entregue à ação do homem começou a ruir.
Vocês podem estar se perguntando: O que uma coisa tem a ver com a outra? E eu já explico: Acontece que no auge dessas transformações, quando as pessoas já se davam conta do quanto podiam usufruir deste invento e do quanto já haviam destruído a natureza, em janeiro de 2011, a região serrana do Rio de Janeiro começou a ser devastada pelos deslizamentos de terra em decorrência das fortes chuvas que caíam impiedosamente. Tanto sofrimento por parte daqueles que viveram a tragédia mobilizou outros que utilizavam a avançada tecnologia tanto na busca por pessoas desaparecidas quanto na divulgação de informações e em correntes de solidariedade. E como vimos no começo dessa história, tudo começa com um sonho. Afinal Deus nos criou com a capacidade de sonhar e de realizar. Pena que nos desviemos da rota tantas vezes... O sonho foi levar um pouco de alegria às crianças que estavam sofrendo tanto. Muitas sem família, sem casa, sem roupas, brinquedos e comida. Surgiu a ideia, no twitter, de convocarmos professores(verdadeiros sonhadores e realizadores) para essa tarefa, através de contação de histórias, brincadeiras e música. Após um breve instante a causa já havia sido abraçada pela Secretária de Educação e partimos para Nova Friburgo e Teresópolis em uma caravana de professores da SME levando livros, brinquedos e muita vontade de ajudar.
Encontramos cenas muito tristes e crianças que precisarão de muita ajuda. Não temos a pretensão de ter mudado a vida de ninguém, mas certamente mudamos a nossa.E essa história não termina aqui, pois SOLIDARIEDADE deve ser um estilo de vida e não uma ação isolada em determinado evento. Todos os dias há pessoas a nossa volta necessitando de algo. Vamos formar uma caravana de sonhos? Multiplicar as ações para que elas cheguem a todos os lugares, todos os dias? Para essa história ter um final feliz só é preciso que cada um de nós faça a

sua parte.

3 comentários:

  1. Andréa! Que lindo post, e que emocionante deve ter sido doar sorrisos, abraços, olhares...somos seres em evolução, é só o que nos move além é o AMOR. A melhor maneira de demonstrarmos amor é nos doarmos sem recompensa, fazer o que vocês fizeram, agindo de acordo com a missão de cada um, do professor em especial que é: EDUCAR.
    AMAR, EDUCAR, EVOLUIR!

    ResponderExcluir
  2. Vc realmente acha q não mudou a vida d ninguém? acha q as crianças com quem vc esteve não vão lembrar de vc todos os dias de suas vidas?
    exemplos como esse nos fazem sentir vontade de melhorar, de evoluir!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Fico imaginando a emoção de cada um que fez parte da caravana ao ver de perto todo o sofrimento das pesoas que lá estão, sentindo na expressão dos rostos a tragédia. Esse sentimento de solidariedade certamente contagiou e levou a esperança de que eles darão a volta por cima e seguirão em frente, sabedores de que não estão sozinhos nessa.

    ResponderExcluir